PROCEDIMENTO DE CERTIFICAÇÃO ELETRÔNICA DE UNIÃO ESTÁVEL
Vai se casar ou registrar sua união estável? Saiba como fazer constar a data de início da união no registro. Se você e seu companheiro(a) vivem em união estável e desejam registrar essa união ou convertê-la em casamento, é possível incluir no registro a data em que a união começou. Para isso, é necessário realizar um procedimento chamado certificação eletrônica da união estável, que serve para comprovar oficialmente a data de início da convivência. 📌 Como funciona? Antes de registrar a união estável ou iniciar o processo de casamento no cartório, o casal precisa apresentar documentos e informações que comprovem há quanto tempo estão juntos. Além disso, é realizada uma entrevista com o Oficial do cartório, e, se necessário, o casal deverá apresentar duas testemunhas que confirmem a convivência desde a data declarada. 📤 Como solicitar?
📑 Documentos obrigatórios para o procedimento:
📄 Sugestões de documentos para comprovar a união:
🔹 Importante: Se os documentos não forem suficientes para a comprovação, será necessário a apresentação de duas testemunhas, munidas com RG e CPF ou CIN ou CNH que conheçam o casal desde o início da união (pode ser parentes)
📅 Entrevista no cartório Após o envio e análise dos documentos, será agendado um dia e horário para que o casal compareça ao cartório (com os documentos originais), juntamente com as testemunhas, se necessário. No dia agendado, será feita a entrevista com o Oficial, que analisará as informações para certificar a data do início da união. 💰 Valor do procedimento: R$ 289,22 O pagamento deverá ser feito no dia da entrevista. Formas de pagamento: Dinheiro, PIX, Cartão de débito ou Cartão de crédito (com acréscimo de taxa) |